2019-01-15

Sophia 100 anos









Inventei a dança para me disfarçar.
Ébria de solidão eu quis viver.
E cobri de gestos a nudez da minha alma
Porque eu era semelhante às paisagens esperando
E ninguém me podia entender.

in Coral, 1950
 



Até dia 23 de março, dia mundial da poesia, a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, presente no nosso fundo documental, está exposta na biblioteca. Exposição ativa, os alunos são convidados a ler os livros expostos, na nossa sala ou a levá-los para casa, emprestados, por um dia.

Procuramos, assim, promover a obra viva de Sophia, e, ao mesmo tempo, convidar os nossos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário a deixarem-se influenciar pelas palavras da poeta e a participar no concurso Faça lá um Poema, promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e pela Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), este ano, dedicado à poesia de Sophia.

A consultar: - o site sobre a poeta na Biblioteca Nacional de Portugal;
- o site sobre o Centenário da poeta com o programa das comemorações.


Sem comentários:

Enviar um comentário