2020-07-07

Ler Ciência - Pedro Ferreira




Pedro G. Ferreira Uma Teoria Perfeita.

Lisboa: Editorial Presença, 2014 ISBN: 9789722352260


A teoria da relatividade geral de Einstein não é muito fácil de perceber. A descodificação da teoria exigia o domínio de uma linguagem matemática desconhecida e o conhecimento de diversos conceitos, com os quais poucas pessoas estavam familiarizadas. Porém, tal não impediu Pedro G. Ferreira, professor de Astrofísica na Universidade de Oxford, de embarcar nesta viagem repleta de mistérios e genialidade.
Após um estudo intenso, Pedro G. Ferreira sentiu necessidade de escrever um livro – Uma Teoria Perfeita - no qual apresenta, de forma acessível e sem formulações técnicas, este ramo mais apreciado pela física moderna. Trata-se precisamente de uma biografia da relatividade geral.
Ao longo de catorze capítulos que formam esta obra, apercebemo-nos do vasto leque de físicos, do séc. XX, que contribuíram para a evolução desta teoria e constatamos que desde o princípio, apesar de alguns contratempos, Einstein tinha razão relativamente à história do universo. Ele era a chave para compreender a origem do tempo e a evolução de todas as estrelas e galáxias que existem no cosmos. Como tal, o autor caracteriza a teoria como sendo “perfeita”, pois resistiu praticamente intacta ao longo de cem anos.
À medida que fui lendo, tornou-se visível o fascínio de Pedro Ferreira pelo tema. Penso que foi por essa razão que continuei a leitura.
Não tinha preferências na escolha do livro e, quando peguei nesta obra, decidi arriscar. Era um tema sobre o qual não tinha grande conhecimento e, sinceramente, não o compreendia devidamente bem. É preciso ler com calma e ter alguma paciência, visto que se trata de um relato de acontecimentos que envolvem vários cientistas e suas teorias. Apesar de se tornar massudo em algumas partes, no final vale a pena todos os minutos de leitura. Pedro G. Ferreira relata de tal forma a história que acaba por nos contagiar o gosto pela teoria do espaço-tempo de Einstein, que rapidamente me levou a visualizar vídeos relativos ao tema!
Em suma, nesta obra o autor chama também a atenção para a importância da teoria da relatividade geral como base para muitos estudos realizados neste século.
Deste modo, com base naquilo que já referi ao longo do texto, aconselho a leitura da obra que, apesar de biográfica, tem uma linguagem fácil, cujo desenvolvimento do tema se vai tornando cada vez mais cativante.

Maria Margarida 

Recensão realizada no âmbito do projeto Ler Ciência, uma parceria entre a disciplina de  Física do 12.º ano (turma CT3) e a biblioteca

Sem comentários:

Enviar um comentário