2020-07-07

Ler Ciência - Neil deGrasse Tyson







Neil deGrasse Tyson, Astrofísica para Pessoas com Pressa. Uma Viagem Rápida e Iluminante ao Cosmos

Lisboa: Gradiva, ISBN: 9789896167813
Áudio-livro:
https://www.youtube.com/watch?v=fORZASxZMEQ, 2017, acedido em julho,2020

Astrofísica para pessoas com pressa é um livro destinado ao tipo de pessoa que quer saber mais acerca do universo, mas não se quer submeter a um curso de astrofísica, o seu autor, e, no meu caso, também narrador têm, na minha opinião uma maneira única de cativar a sua audiência, tanto nos seus livros como nos seus documentários, e esta é a principal razão que me levou a escolher um livro da sua autoria, e que espero que vos motive também para a sua leitura.
Como já referi anteriormente eu escolhi ouvir, não ler, este livro (pessoalmente tenho uma séria aversão a ler, não me consigo concentrar por muito tempo no livro que estou a ler, começo a ter cansaço nos olhos e dores de cabeça), por isto decidi ouvir uma versão áudio do livro narrada pelo próprio escritor, e tenho que dizer que foi das melhores escolhas que fiz, tendo em conta que Neil deGrasse Tyson tem uma voz excelente como já tinha constatado nos documentários onde ele é anfitrião, e que ele melhor que ninguém sabe como e o quê quer transmitir com a leitura do livro, posso muito facilmente concluir que a experiência de ouvir o livro seja tão boa se não melhor do que realmente lê-lo, para não falar do facto de que se pode ouvir este livro no Youtube sem qualquer custo adicional e de que o livro completo tem pouco menos de 4 horas no total.
Falando agora mais do conteúdo do livro em si, como referi na introdução, o livro engloba uma área enorme do nosso conhecimento do universo, desde a história do mesmo até à busca de vida extraterrestre este livro tem a mistura Ideal de conhecimento e entretenimento, dá nos a saber o suficiente para saciar a natural curiosidade humana mas dá também motivação a quem queira prosseguir estudos nesta área da ciência.
Esta obra é sem dúvida uma viagem com o dever de ser tomada, e para mim não há melhor navegador num Universo tão vasto e misterioso como Tyson.

Rui Bernardino




Recensão realizada no âmbito do projeto Ler Ciência, uma parceria entre a disciplina de  Física do 12.º ano (turma CT3) e a biblioteca

Sem comentários:

Enviar um comentário