2020-07-07

Ler Ciência - Carl Sagan





 
Carl Edward Sagan, Cosmos
Lisboa: Gradiva, 2019 ISBN: 9789896163181



Escolhi o livro Cosmos por se tratar de ciência e especialmente astronomia pois é um tema superinteressante não só para mim, mas para a maior parte das pessoas que escolheram Física no 12ºano. Quem não gostaria de saber o que é o universo?

Cosmos está dividido em 13 capítulos: Carl Sagan fala do universo, sistema solar, Big Bang, Biblioteca de Alexandria, “calendário cósmico”, origem da vida, seleção natural e artificial, diversidade da vida na terra, ancestrais do Homo Sapiens, astrologia e astronomia, Kepler, trajetórias dos planetas, colisão entre planetas, planeta Vénus, efeito estufa, sondas espaciais, planeta Marte, semelhanças e diferenças entre Marte e Terra, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, as estrelas, teoria geocêntrica e heliocêntrica, pensamento grego, nascimento do pensamento científico, Einstein e a Teoria da Relatividade, a constituição atómica do Universo e dos seres viventes, “ciclo de vida” das estrelas, buracos negros, evolução, origem e expansão do universo, o cérebro humano, a possibilidade (ou não) de vida em outros planetas, armas nucleares e seus perigos, a sobrevivência de nossa e de todas as espécies no futuro. Carl Sagan consegue integrar a ciência social, física, química, matemática e história de uma forma simples.

Sagan faz-nos perceber o quanto pequenos somos quando comparados à imensidão do universo e perceber que seria egoísmo pensar que estamos sozinhos nele

As reflexões conduzidas por Carl Sagan, são excecionais, pois consegue transmitir a mensagem de forma descomplicada e direta. Tem uma escrita bastante didática e de fácil compreensão. Recomendo este livro a toda gente que tenha interesse e oportunidade de ler este livro extraordinário, que, apesar de ser antigo, ainda é bastante atual.


Miguel Hilário


Recensão realizada no âmbito do projeto Ler Ciência, uma parceria entre a disciplina de  Física do 12.º ano (turma CT3) e a biblioteca

Sem comentários:

Enviar um comentário