2020-07-07

Ler Ciência - Carl Sagan





Carl Sagan, Um Mundo Infestado de Demónios. A ciência como uma luz na escuridão
Lisboa: Gradiva, 2012   ISBN: 9789896164737

A ciência é de facto a peça mais fundamental para o desenvolvimento do homem e, ao longo dos anos, isso tem-se provado. No entanto, religiões e diversas lendas parecem não se beneficiar desta e até chegam a confrontar as ideologias da ciência, dizendo que esta destrói a espiritualidade. Nesta obra, Carl Sagan, cientista, físico, divulgador científico, entre outros, vem não só provar firmemente que a ciência não arruína a espiritualidade como também desmentir famosas lendas e mitos da pseudociência.
Sagan destaca diversas vezes o método científico, provando que este é a melhor opção para o descobrimento. Mesmo que seja um bom argumento, o que é de facto, este é bastante apresentado, dando a noção de poucos argumentos e tornando o livro bastante exaustivo. O autor aparenta ser uma figura bastante crítica, parecendo insultar todos aqueles que não seguem a suas ideias. Gostei bastante desta representação, reforça os seus argumentos e torna-os fortes.
No que toca a conteúdo, o livro apresenta bastantes exemplos, desde a Antiguidade, com a aparição de deuses, até à atualidade, com a aparição de extraterrestres. Sagan questiona estes acontecimentos, visto que estes não recorrem a nenhuma prova científica, questionando se não é apenas uma má interpretação/associação.
Com todos estes argumentos, Sagan dá sustentabilidade à sua tese e, acompanhado por uma linguagem acessível e apelativa, Um Mundo Infestado de Demónios é, para além de uma leitura recomendada, uma grande experiência.

Daniel Silva



Recensão realizada no âmbito do projeto Ler Ciência, uma parceria entre a disciplina de  Física do 12.º ano (turma CT3) e a biblioteca

Sem comentários:

Enviar um comentário