2021-01-02

Dante, Divina Comédia em imagens

Nos700 anos da morte de Dante Alighieri, a Galeria degli Uffizi de Florença apresenta online uma série de ilustrações da Divina Comédia realizadas por Federico Zuccari, entre 1586 e1588 disponíveis neste endereço.

A Divina Comédia é livro que alguns dos nossos alunos (nomeadamente os do 10.ºano) vão lendo no âmbito do projeto de leitura da disciplina de Português. As ilustrações podem ser um bom apoio a essas leituras.

https://www.uffizi.it/mostre-virtuali/dante-istoriato-inferno#5 
 

 

A imagem que reproduzimos corresponde ao momento em que Dante e Virgílio atravessam a porta do Inferno, no início da sua viagem: Por mim vai-se à cidade que é dolente, / por mim se vai até à eterna dor, / por mim se vai entre a perdida gente. / Moveu justiça o meu supremo autor: / divina potestade fez-me e tais / a suma sapiência, o primo amor. / Antes de mim não houve cousas mais / do que as eternas e eu eterna duro. / Deixai toda a esperança, vós que entrais./ Estas palavras em letreiro escuro / escritas vi por cima de uma porta; / e disse: «Mestre, o seu sentido é duro.» Dante, A Divina Comédia, canto III, tradução de Vasco Graça Moura, Venda Nova: Bertrand, 1997, p.47

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário