2022-04-19

Ler Ciência: Martin Rees

 Retomamos a publicação das recensões dos alunos do 12CT4 referentes aos livros que apresentaram na sessão Ler Ciência do passado dia 4 de abril.



O NOSSO HABITAT CÓSMICO
é um livro de divulgação científica escrito por Martin Rees e publicado pela editora Gradiva. A obra procura explorar e explicar o grande panorama do Universo, abordando vários factos e teorias para suportar a explicação. Os temas mais explicitados e bem aprofundados são a origem e o fim do Universo, já que o autor considera esses assuntos de grande importância.

O livro está divido em três capítulos, sendo estes subdivididos em vários tópicos. Martin Rees consegue com eficácia fazer essa divisão, agrupando os tópicos com pertinência e coesão. O autor ao expor os temas segue quase sempre a mesma fórmula: inicia com algo geral e referente ao tema anterior para dar continuidade e depois aprofunda o assunto em questão. Apesar da maior parte das vezes ser essa fórmula, Martin Rees consegue sempre de forma refrescante iniciar os vários problemas que descreve no livro.

Já a exposição científica, o autor não fica aquém de qualidade. O escritor explica com rigor científico e de forma a que a maioria do seu público-alvo entenda – sendo o público alvo desde os adolescentes até às idades mais avançadas. Por vezes, o autor ao tentar encurtar certos assuntos não aprofunda tanto como os de maior importância, porém este problema torna-se insignificante face ao resto da obra.

Este livro é de leitura obrigatória para quem quer aprofundar o seu conhecimento astrofísico e cosmológico, destacando-se dos restantes livros de divulgação científica relativos às mesmas áreas devido à sua acessibilidade e, ao mesmo, tempo rigor e aprofundamento científico.

Diogo Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário