2018-01-13

Perfil do aluno - competências 1


Dia 15, o Agrupamento está no Dia do Perfil do aluno.
O documento legal que define o perfil do aluno a saída da escolaridade obrigatória pode ser lido aqui.
Associando-nos a este dia divulgamos as dez competências apresentadas no documento (como «combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes» entendidas enquanto áreas complementares e a sua enumeração não pressupõe qualquer hierarquia interna entre as mesmas. Nenhuma delas, por outro lado, corresponde a uma área curricular específica».

Informação e comunicação
(desenho de Antero Valério)




As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de:
• utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade;
• transformar a informação em conhecimento;
• colaborar em diferentes contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente.


 Raciocínio e resolução de problemas

desenho de Antero Valério


As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de:
• interpretar informação, planear e conduzir pesquisas;
• gerir projetos e tomar decisões para resolver problemas;
•desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados.


2017-12-15

Amnistia


CLOVIS RAZAFIMALALA,  FARID AL-ATRASH E ISSA AMRO,  OS 10 DE ISTAMBUL,   
SHACKELIA JACKSON, SAKRIS KUPIL

 Amnistia Internacional Portugal


Há gente acusada, presa e em perigo porque pensa e atua. São atuações generosas a pensar nos outros em muitos países onde a liberdade não está a passar por ali. 
Em conjunto com professores de Inglês, todos os anos aderimos, por ocasião da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos (a 10 de dezembro), à iniciativa da Amnistia Internacional da Maratona das Cartas, que exige às autoridades que se faça justiça, em nome de pessoas cujas vidas e liberdades estão em risco.
Este ano, os casos em foco são Clovis Razafimalala, acusado por proteger a floresta tropical de Madagáscar, Farid Al-Atrash e Issa Amro, palestinianos que protestavam contra os colonatos israelitas, os 11 de Istambul, presos por defenderem os direitos humanos, Shackelia Jackson, em luta na Jamaica contra crimes policiais e Sakris Kupila, o finlandês transgénero que luta pelo reconhecimento da sua identidade.
As cartas estão disponíveis na biblioteca até janeiro, mas através da ligação acima podem ser assinadas e enviadas online.
Um outro modo de pensar o Natal.
  

2017-11-20

João Pinto Coelho na nossa escola


 O escritor João Pinto Coelho esteve na nossa escola a apresentar o seu livro Perguntem a Sarah Gross a um público interessado constituído pelos alunos de História do 12.º ano.
O livro foi o pretexto para se falar no Holocausto, uma vez que é esse o pano de fundo de uma das partes da narrativa que o constitui.
Aproveitando essa circunstância, expomos na biblioteca livros de ficção do nosso fundo documental que evocam o Holocausto e a perseguição aos judeus durante o período da intolerância totalitária e racista do nazismo.













2017-11-16

João Pinto Coelho na nossa escola


Recebemos na próxima segunda-feira, dia 20, pelas 10 horas, o escritor João Pinto Coelho (Prémio Leya 2017), que nos falará do seu primeiro livro Perguntem a Sarah Gross
Além dos alunos de História do 12.º ano (que foram convidados a ler o livro), a sessão, está aberta a todos os interessados no limite dos lugares disponíveis.  
Aproveitando a presença do autor de Perguntem a Sarah Gross e a reflexão sobre a Shoah (ou Holocausto) que aquele livro suscita, a biblioteca da Secundária apresenta alguns dos livros de ficção do seu fundo documental que referem a perseguição aos judeus durante a 2.ª Guerra Mundial. 
O livro Perguntem a Sarah Gross está à venda na biblioteca da Secundária com um bom desconto.

2017-11-15

GRANDES LIVROS NA BIBLIOTECA

Orlando Furioso, de Ludovico Ariosto, é um livro da primeira metade do século XVI italiano. Leitura de reis, Luís XIV organizou uma grande festa em Versalhes, que tinha como tema este poema épico, por onde passam histórias de amor entre cavaleiros e damas e de guerra entre os exércitos mouros e os cristãos de Carlos Magno. Leitura de poetas, inspira Os Lusíadas de Camões, não só no processo construtivo como também no uso de expressões literárias: «talvez que, como o rosto é diferido,/ o possa ser também o engenho e a arte» (Canto 6, est. 53). O exemplar da nossa biblioteca é uma tradução do italiano de Margarida Periquito, editada pela Cavalo de Ferro, e começa assim: «Damas, cavaleiros, armas e amores/ cortesias e audazes feitos canto,/ do tempo em que o mar Mouros vingadores / passaram, para França molestar tanto, /[…]».

2017-10-31

GRANDES LIVROS NA BIBLIOTECA


 




«Canta, ó deusa, a cólera de Aquiles, o Pelida / (mortífera!, que tantas dores trouxe aos Aqueus / e tantas almas valentes de heróis lançou no Hades, / ficando seus corpos como presa para cães e aves / de rapina, enquanto se cumpria a vontade de Zeus), / desde o momento em que primeiro se desentenderam / o Atrida, soberano dos homens, e o divino Aquiles.» 
Homero, Ilíada, tradução de Frederico Lourenço, Lisboa: Livros Cotovia, 2005. 

Transcrevemos a primeira estrofe desse que é o primeiro livro da literatura europeia. A ler, na biblioteca da Secundária, na tradução cuidada de Frederico Lourenço que também escreve um importante texto de introdução.

2017-10-17

17 de outubro: erradicar a pobreza

Hoje é o dia em que se evoca a luta pela erradicação da pobreza.
Convidamos à leitura do Manifesto contra a pobreza, em associação com a OIKOS, que pode ser lido aqui.
Entretanto, convidámos os alunos de Artes do 12.º ano da nossa escola para apresentarem a sua visão da luta contra a pobreza. As fotografias que realizaram e que reproduzimos são a resposta dada.