2017-04-18

ler ciência recensões 1 Michio Kaku

A Física do Impossível
Uma Exploração Científica do Mundo dos Fasers, Campos de Forças, Teletransporte e Viagens no Tempo

Autor: Michio Kaku
Editora: Bizâncio


A decisão da escolha do livro “A Física do Impossível” surgiu para poder dar resposta à minha curiosidade aquando da pesquisa de um livro para leitura, solicitado pela professora da disciplina de Física. O título “A Física do Impossível” pareceu-me absurdo e como tal, automaticamente, senti uma enorme curiosidade de o ler.

O livro fala de tecnologias que atualmente são impossíveis. O autor aborda estas questões categorizando-as em três classes: a Classe I, com as ditas Impossibilidades, que ainda hoje são as consideradas impossíveis embora não violem as leis do conhecimento científico atual e que num futuro próximo poderão vir a ser realidade, como é o caso do teletransporte e campos de forças; a Classe II, compreende as Impossibilidades que se encontram no limite da compreensão humana dos fenómenos físicos e que se poderão vir a realizar num espaço de tempo de milhares ou milhões de anos, como é o caso das viagens no tempo; por fim a Classe III, a qual corresponde a técnicas que violam as leis da Física conhecidas, por exemplo a criação de uma máquina de movimento perpétuo.

A leitura de “A Física do Impossível” foi um desafio interessante e estimulante ao conhecimento e imaginação, onde o Impossível vislumbra a vontade em se tornar possível, mesmo que nos sustentemos em imagens de ficção a que o próprio autor nos transporta, facilitando-nos a compreensão dos temas.
Este livro é de leitura obrigatória para quem gosta de Física, de ciência, de desafios, de aprofundar os seus conhecimentos e de procurar saber mais. O autor apresenta explicações científicas e atrai o leitor ao abordar temas complexos utilizando descrições simples e de fácil compreensão, transportando-nos muitas vezes para imagens suportadas pela ficção científica que clarificam o ainda inexistente. 

Pedro Barreira
12.ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário