2017-04-18

ler ciência recensões 2 Michio Kaku



Mundos Paralelos

Autor: Michio Kaku
Editora: Bizâncio


O livro “Mundos Paralelos”, escrito pelo professor catedrático, Michio Kaku, visa explicar, de uma forma simples e concisa a formação do Universo e o seu possível destino, fazendo referência a tópicos tais como: Buracos Negros, Buracos Brancos, Buracos de Verme, Mundos Paralelos, Big Bang, Big Crunch, Big freeze, Big Rip, entre outros.
O autor começa por apresentar algumas das muitas teorias que envolvem a formação do Universo, bem como todos os processos que estão envolvidos e implícitos na sua constituição, tal como a conhecemos.
Seguidamente, introduz as várias teorias do fim do Universo, sendo estas apresentadas apenas como uma possibilidade.  Para cada teoria, explica detalhadamente cada um dos aspetos que a caracteriza, apresentando assim todas as hipóteses de destruição do Universo, excluindo a hipótese, em cada uma delas, da sobrevivência de vida inteligente.
Por fim, Michio Kaku apresenta e descreve as hipóteses de fuga, inclusivamente para Universos paralelos, explicando todos os prós e contras destes complexos processos, bem como as leis da física inerentes a esta forma de escape e de sobrevivência da vida inteligente.
Concluindo, e na minha opinião, o autor oferece-nos um excelente trabalho com este livro, pelo facto de conseguir explicar, de forma clara, algumas das mais complicadas teorias da física, através de um vocabulário acessível, possibilitando a fácil compreensão de conceitos mais complexos. O recurso à apresentação de gráficos e esquemas, por parte do autor, é também uma mais valia para motivar e auxiliar o leitor na interpretação dos dados fornecidos.
Por todas as razões acima expostas, e pelo facto deste livro nos transportar através do Universo em que vivemos, à medida que explica os conceitos fundamentais do mesmo, recomendo a sua leitura!


André Santos, 12.ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário