2017-01-16

2017 ano internacional do turismo sustentável






Já atualizámos, aqui ao lado, a proposta que a ONU definiu como tema privilegiado para refletir este ano.
A resolução da Assembleia das Nações Unidas reconhece “a importância do turismo internacional e, em particular, a designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior consciencialização sobre o rico património das diversas civilizações”.
A data também procura promover uma “melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo”.
A decisão de adotar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento ocorreu num momento particularmente importante, quando a comunidade internacional adotou a nova Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral da ONU em setembro de 2015. O turismo aparece como meta em três dos novos objetivos globais da ONU: no 8, 12 e 14.
Fontes.
- imagem:

- texto:
 

2017-01-15

Faça lá um poema: Alexandre O'Neill

No seguimento da promoção do Concurso Faça lá um Poema, do Plano Nacional de Leitura, até fevereiro, apresentaremos um poema por semana, que será distribuído a quem passa pela biblioteca.
Esta semana:

                    Cão

Cão passageiro, cão estrito,
cão rasteiro cor de luva amarela,
apara-lápis, fraldiqueiro,
cão liquefeito, cão estafado,
cão de gravata pendente,
cão de orelhas engomadas,
de remexido rabo ausente,
cão ululante, cão coruscante,
cão magro, tétrico, maldito,
a desfazer-se num ganido,
a refazer-se num latido,
cão disparado: cão aqui,
cão além, e sempre cão.
Cão marrado, preso a um fio de cheiro,
cão a esburgar o osso
essencial do dia a dia,
cão estouvado de alegria,
cão formal da poesia,
cão-soneto de ão-ão bem martelado,
cão moído de pancada
e condoído do dono,
cão: esfera do sono,
cão de pura invenção, cão pré-fabricado,
cão-espelho, cão-cinzeiro, cão-botija,
cão de olhos que afligem,
cão-problema…

Sai depressa, ó cão, deste poema!

O’Neill, Alexandre – Poesias completas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000, p.157
(cota na BESC: 821.134.3-1 O’NE POE) 


 Entrega o teu poema, identificado, na Biblioteca, até ao dia 17 de fevereiro.

2017-01-08

Faça lá um poema: Manuel Alegre






Estamos no Concurso Faça lá um Poema, do Plano Nacional de Leitura.
Um bom momento para dar poemas a ler. 
Até fevereiro, apresentaremos um poema por semana, que será distribuído a quem passa pela biblioteca. Perceber, pelo exemplo, que escrever poesia não é tarefa fácil. O que tornará mais interessante o desafio, ou não?
Esta semana:

Um verso
Um verso. Nada mais que um verso cintilante
Contra o equilíbrio cósmico e a expansão do universo
Na cauda do cometa mais errante
No coração do espaço e seu avesso
Uma sílaba cantante
Um verso.

Para além dos buracos negros e das linhas interestelares
Um som no espaço
Um eco pelos ares
Um timbre um risco um traço.

Um som de um som: alquimia
De signos e sinais
Não mais do que outra forma de energia
Imagens espectrais
De um sol inverso
Um ponto luminoso de fractais
Um verso.

Alegre, Manuel – Senhora das Tempestades. Lisboa: Publicações Dom Quixote,1998, p.75
(cota na BESC: 821.134.3-1 ALE SEN)

 Entrega o teu poema, identificado, na Biblioteca, até ao dia 17 de fevereiro.

2016-12-14

o inverno na biblioteca




exposição romantismo

Como apoio às aulas de Português do 11.º ano, apresentamos uma exposição com obras do nosso fundo documental do e sobre o Romantismo. Música e pintura romântica serviram como suporte a este convite aos nossos alunos em conhecer este movimento artístico.





2016-12-09

à maneira de Camões



Amar é passar noites em claro,
é recordar cada momento a teu lado,
é chamar por ti no escuro,
é expelir cada sussurro.
 
É ver em ti uma parte de mim,
é sonhar bem alto ao luar,
é querer-te só para mim,
é ter vontade de lutar.
 
É abdicar da própria felicidade,
é proteger e cuidar,
é acreditar e não desconfiar.
 
Mas como pode ser encontrada
tamanha alegria e fantasia
se no dia a dia nem sempre há amor?

Adriana S.
Raquel S.
(9.ºA)

2016-11-05

concurso Ouvir-te Ler



Concurso Ouvir-te Ler 2016/2017                           
                            2.ªedição
As bibliotecas e os departamentos de Português e do Primeiro Ciclo do Agrupamento de Escolas de Caneças promovem um Concurso de Leitura Expressiva durante o ano letivo 2016/2017 que obedece ao seguinte regulamento:

1.
O Concurso Ouvir-te Ler visa promover a competência da leitura pública em voz alta e o gosto de ouvir ler; insere-se no objetivo estratégico do projeto educativo do Agrupamento: Fomentar a educação para a leitura.

2.
Está aberto à participação de todos os alunos do ensino diurno do Agrupamento dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

3.
No segundo e terceiro ciclos do ensino básico e no ensino secundário, o Concurso decorre em 3 fases:
a) na primeira fase, de turma, é selecionado pelo professor de Português um aluno por cada turma, ficando ao critério do professor o processo de apuramento do representante da turma à segunda fase;
b) na segunda fase, de ano de escolaridade, são apurados, em sessões públicas nas bibliotecas, por um júri constituído pelo professor bibliotecário e dois professores de Português, os três melhores alunos de ano, que serão selecionados para a fase final;
c) na terceira fase, final, a realizar no auditório da Escola Secundária, serão apurados
os vencedores de cada Ciclo.

4.
Na segunda e terceira fases os concorrentes deverão apresentar:
a) a leitura expressiva de um texto narrativo;
b) a leitura expressiva de um texto poético.

5.
A seleção do texto narrativo será da responsabilidade dos professores organizadores.
A seleção do texto poético será da responsabilidade dos alunos concorrentes e deverá incidir em autores portugueses.
Qualquer dos textos terá como limite máximo 250 palavras.

6.
A leitura dos dois textos não poderá exceder a duração de 5 minutos.

7.
A ordenação dos concorrentes far-se-á de acordo com os seguintes critérios e
descritores:

Voz:  Pouco clara  /Muito clara
Modulação:  Monótona / Adequada ao texto
Ritmo:  Sem ritmo / Adequado ao texto
Contactos visuais com o auditório:  Inexistentes / Frequentes
atitude:  Rígida / Natural
Fidelidade ao texto:  Parcial  / Total

8.
O processo de escolha dos representantes do primeiro ciclo, bem como a escolha de textos e os critérios de pontuação, é definido pelo Departamento do 1.º ciclo em documento anexo a este regulamento.

9.
Todos os participantes da segunda e da terceira fase receberão um certificado de participação.

10.
Os alunos vencedores de cada ciclo receberão um prémio.

11.
A sessão final do Concurso decorrerá no auditório da Escola Secundária de Caneças, sendo o júri constituído pelo diretor do Agrupamento, dois professores de Português, a coordenadora do 1.º Ciclo e por um professor bibliotecário.

12.
Calendarização:
Seleção dos representantes da turma - até dezembro.
Seleção dos representantes de escola ou de ano até ao fim de fevereiro.
Sessão final - 31 de março, pelas 15h30.

13.
Os alunos concorrentes podem obter apoio junto dos professores bibliotecários para a escolha do texto a ler e para preparar a sua leitura nas bibliotecas.

14.
Todos os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo júri.

15.
As decisões do júri não são passíveis de qualquer tipo de reclamação ou recurso.


Anexo 1.º Ciclo



1. No primeiro ciclo do ensino básico participam os alunos do 4º ano de escolaridade.
 
2. O Concurso decorre em três fases.
Primeira fase - O professor titular de turma seleciona três alunos que serão os representantes da turma. Ficará ao critério do professor, o processo de apuramento dos alunos que passarão à segunda fase. Esta seleção é efetuada até ao final da segunda semana de dezembro.
Segunda fase – Dos três alunos concorrentes/turma será apurado um aluno por turma. Este processo de apuramento será efetuado em cada escola do primeiro Ciclo, por um júri constituído pela professora titular de turma, coordenadora de estabelecimento e professora de apoio educativo. O processo de seleção da segunda fase será realizado até ao final do mês de fevereiro.
Terceira fase – Dos cinco alunos participantes será apurado o vencedor do 1º Ciclo. A sessão final realizar-se-á no auditório da Escola Secundária de Caneças, no dia 31 de março pelas 15:30h. O júri será constituído pelo diretor do Agrupamento, dois professores de Português, a coordenadora do 1º Ciclo e um professor bibliotecário.

3. Na segunda e terceira fases os concorrentes deverão apresentar:
2) a leitura expressiva de um texto narrativo;
b) a leitura expressiva de um texto poético.

4. A seleção dos textos (narrativos e poéticos) será da responsabilidade dos professores organizadores do 1º Ciclo (professores de apoio educativo e professora bibliotecária). Os textos selecionados serão escolhidos de uma lista de obras ou textos indicados para a Educação Literária, sugestões do PNL ou
Casa da Leitura, adequados a esta faixa etária e nível de proficiência de leitura. O texto narrativo terá como limite máximo 190 palavras.
 
5. A leitura de cada texto não pode exceder o tempo de 2 minutos.

6. A ordenação dos concorrentes far-se-á de acordo com os seguintes critérios:

Voz
Articulação/Dicção
Entoação/Ritmo (elementos da prosódia)
Precisão da leitura
Velocidade de leitura
Escala de avaliação – 1 (Insuficiente)
2 (Suficiente)
3 (Bom)
4 (Muito Bom)
5 (Excelente)
Explicitação dos critérios:
Voz – A voz tem de ser audível, tem de apresentar qualidade sonora.
Articulação – Maneira de dizer ou de pronunciar, tem de haver clareza. Dever-se-á ler articulando corretamente todas as sílabas das palavras que se pronuncia.
Entoação – É o modo de emitir um som vocal dando modelação ao que se diz. A boa entoação tem de estar em concordância com a pontuação.
Precisão da leitura – Capacidade de descodificar corretamente as palavras. Erros a salientar: substituições, omissões, inversões, adições e ajuda (situações em que o aluno demora mais de 5 segundos a ler uma palavra do texto e o avaliador deve intervir lendo a palavra e esperando que o aluno retome a leitura).
Velocidade de leitura – Quantidade de palavras lidas corretamente por minuto (para o 4º ano de escolaridade e de acordo com as metas curriculares os alunos deverão ler um texto com articulação e entoação corretas a uma velocidade de leitura de, no mínimo, 125 palavras/minuto).
7. Todos os alunos participantes na segunda e terceira fases receberão um certificado de participação.
8. O aluno vencedor do 1º Ciclo receberá um prémio.