2011-02-25

semana da leitura


A Biblioteca organiza de 28 de Fevereiro a 4 de Março a sua semana da leitura. Do  programa consta:
Exposição - trabalhos realizados pelos alunos do 8.º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Visual, a partir do livro de Ana Saldanha, Uma Questão de Cor;
A Ler.. – acções de leitura, na Biblioteca, durante os intervalos, no período diurno e nocturno.
Ler é  -  concurso de frases escritas pelos alunos na sua ida voluntária à biblioteca

Sessões e outras actividades previstas:

Dia 28 de Fevereiro – 2.ª feira
11:35 - Entrega de prémios aos alunos Actividade:Esmiuçar a Biblioteca (7.º e 10.º ano)
15:20 -  Falar de Livros e Autores. Local de realização:biblioteca. Prof-ª responsável Paula Simão

Dia 1 de Março – 3.ª feira
8:15 Falar de Ciência e do livro de divulgação científica (alunos do 12.º A, B e C). Local de realização:Auditório. Prof.ª responsável – Ana Paula Pereira

Dia 2 de Março – 4.ª feira
11:35 - Atribuição de prémios do concurso “Faça lá um Poema” Local de realização: biblioteca.
11:55 -  Falar de Leituras (alunos do 9.º C) Local de realização: biblioteca. Prof. responsável Luís André

2011-02-24

leituras na Biblioteca


Já foi em Janeiro, mas a partilha de leituras é sempre notícia. Desta vez foram três alunos da turma C do 9.º ano que, numa aula de Língua Portuguesa, apresentaram aos seus colegas as leituras.

Um dos alunos, Rúben Cardoso, escreveu sobre Haxe de Manuel Arouca, livro apresentado por Inês Dias:

Sónia era uma adolescente que vivia com os pais e com o seu irmão Edgar. Sónia sentia-se desprezada pelos seus pais que apenas se preocupavam com  o bem-estar do filho. Edgar era um excelente aluno, desportista e conseguia o que queria.
O pai começou a sair à noite com o filho e incentivou-o a fumar haxixe para que ficasse mais desinibido. (…) Um dia a mãe encontrou o filho no quarto a fumar haxixe.
Todos estes acontecimentos fizeram com que Sónia fosse fazendo desenhos sobre a sua vida. O seu trabalho era bom e uma editora publicou-o, mas continuava a ser desprezada pelos pais.
Um dia, quando, em casa, mostrava o seu trabalho a grande número de repórteres, o seu irmão ameaçou suicidar-se. Os repórteres disseram-lhe uma verdade merecida – que ele era um drogado e que a sua irmã era muito melhor que ele. Ele argumentava que iria ser sempre melhor que ela e querendo demonstrar isso não se suicidou. No final de contas a irmã é que o salvou.


2011-02-22

Concurso Nacional de Leitura


Já foram divulgados os livros para a fase distrital do Concurso do Plano Nacional de Leitura que decorrerá em Abril. 

Para o 3.º Ciclo: 

Gonçalo M. Tavares. O senhor Valéry. 


Gonçalo M. Tavares, escritor português, nasceu em 1970 em Luanda. Publicou a sua primeira obra em Dezembro de 2001. Editou romances, contos, ensaio, poesia e teatro. Todas as suas obras estão a ser traduzidas.
Em Portugal recebeu o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, com o romance - Jerusalém (Caminho); o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, com o livro O Senhor Valéry (Caminho); o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com Investigações. Novalis (Difel); e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com água, cão, cavalo, cabeça 2007(Caminho).
Prémios Internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 (Brasil). Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália). Prémio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia). Prix du Meilleur Livre Étranger 2010 (França) com "Aprender a Rezar na Era da Técnica". O seu livro Uma viagem à Índia, 2010, recebeu ontem o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para a melhor obra de ficção de 2010.
 
      Ver o blogue sobre o autor
Um pequeno filme sobre a obra sr. Valéry


Agustina Bessa-Luís. Vento, areia e amoras bravas  

Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, em 1922. A família do seu pai era do Norte do país e a sua mãe era espanhola.

Viveu durante a infância e adolescência na região de Entre-Douro e Minho e depois em Coimbra até 1948. Casou em 1945 com Alberto de Oliveira Luís. A partir de 1950 fixou residência no Porto.

Começou a escrever aos 16 anos e em 1948 publicou o seu primeiro romance, “Mundo Fechado”. 


Entre a sua vasta obra destacamos A Sibila (1953) Crónica do Cruzado Osb (1976), As Fúrias (1977), O Mosteiro (1980), O Vale Abraão (1991) e o seu último romance publicado, A ronda da noite (2006). O Prémio Camões (em 2004) está entre os múltiplos prémios recebidos pela autora. Também muitos dos seus livros receberam prémios. Destacamos Sibila, que recebeu os prémios Delfim Guimarães (1953) e Eça de Queirós (1954) e os livros que receberam o Prémio de Romance e Novela, Associação Portuguesa de Escritores: em 1983, Os Meninos de Ouro e, em 201, Jóia de Família.
 O artigo da wikipédia é útil e tem links importantes.


·     Para o Secundário:


Raquel Ochôa, A casa-comboio

É repórter e publicou duas obras em 2008: "O Vento dos Outros" e "Bana- Uma vida a cantar Cabo Verde". Em 2009 é publicado o seu primeiro romance "A Casa-Comboio", vencedor do prémio literário revelação Agustina Bessa-Luís.
Tem um blogue que pode ser visto aqui.



 Sándor Márai, As velas ardem até ao fim 


Sándor Márai (1900-1989) nasceu em Kassa, uma pequena cidade da Hungria, hoje Eslováquia. Seu pai era advogado e sua mãe professora. É um dos maiores escritores da língua húngara, sendo autor de mais de sessenta livros, alguns dos quais já editados em Portugal.  Escreveu seu primeiro romance aos 24 anos. A implantação do regime comunista em 1948 levou este escritor, que sempre escreveu em húngaro, ao exílio, tendo vindo a morrer em San Diego, nos Estados Unidos. Durante o período comunista, a sua obra foi proibida na Hungria. 




Todos os livros referidos e outros dos diversos autores aqui referidos podem ser requisitados na Biblioteca. 




A responsabilidade de educar para a leitura

Hoje, dia 22, falámos,  a professora bibliotecária  e os alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Apoio à Infância, de organização de bibliotecas, de livros e de leituras. Lemos  e ficámos a pensar no seguinte excerto  da obra Como um Romance  de Daniel Pennac:

Imagem retirada de: michelefgomes.blogspot.com

Em resumo, ensinávamos-lhe tudo o que se pode ensinar acerca do livro, numa altura em que ele ainda não sabia ler. Abrimos-lhe até ao infinito uma enorme diversidade de coisas imaginárias, iniciámo-lo nas alegrias da viagem vertical, dotámo-lo do dom da ubiquidade, libertámo-lo de Chronos*, mergulhámo-lo na solidão fabulosamente povoada do leitor… As histórias que lhe líamos tinham imensos irmãos, irmãs, pais, duplos ideais, esquadrilhas de anjos-da-guarda, inúmeros amigos tutelares encarregados de o consolar, mas que, lutando contra os seus próprios ogres, encontravam também eles refúgio nos batimentos inquietos do seu coração. Tornou-se o anjo recíproco dos personagens: um leitor. Sem ele, o mundo deles não existiria; sem eles, ficaria preso na espessura do seu mundo. E assim descobriu a virtude paradoxal da leitura, que consiste em fazer-nos abstrair do mundo para lhe encontrarmos um sentido.
Regressava calado destas viagens. Era de manhã, e falava-se de outras coisas. A verdade é que nunca nos preocupámos em saber se ele tinha ganho alguma coisa com as histórias. Ele, inocentemente, cultivava este mistério. Era, como se costuma dizer o seu universo. As suas relações privadas com a Branca de Neve ou com qualquer um dos sete Anões, entravam na categoria da intimidade, que comanda o segredo. Este silêncio depois da leitura, é o grande prazer do leitor!
De facto, ensinámos-lhe tudo acerca do livro.
O seu apetite de leitor era espantosamente grande, a ponto, recordemos, de ele ter pressa em aprender a ler.
Pennac, Daniel. Como um Romance. (1996). Edições Asa. Lisboa

2011-02-20

acordes de leitura 11

Rómulo de Carvalho (1906-1997) foi o grande divulgador da ciência. Professor de Ciências Físico-Químicas publicou diversos livros de divulgação,nomeadamente, o manual de Química para o 3.ºCiclo, entre outros livros pedagógicos. Além da actividade científica onde defendia a necessidade do ensino experimental, o cientista também dava lugar ao poeta, assinando como António Gedeão. Em 2007, alunos da nossa escola (do 11.ºC)participaram no concurso-homenagem Rómulo de Carvalho / António Gedeão, no âmbito do centenário do poeta da ciência tendo ficado uma importante memória digital aqui. No Ano Internacional da Química, lembrar o cientista passa por ler os seus escritos que se complementam com a sua poesia. Ouvir António Gedeão:

2011-02-17

da paixão literária

Como tínhamos prometido, eis algumas fotografias que documentam a actividade de leitura de poemas de amor realizada pelo departamento de Línguas na Biblioteca. Naturalmente que Romeu e Julieta tiveram que se apresentar num espaço cénico adequado à sua história.


2011-02-14

dia dos namorados

Em breve, esperamos poder apresentar imagens dos nossos alunos a dizer poemas de amor numa iniciativa que o departamento de Línguas levou a cabo na Biblioteca. Para já partilharia Fernando Pessoa (1928):

O amor, quando se revela,
não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente.
Cala: parece esquecer.

Ah, mas se ela adivinhasse,
se pudesse ouvir o olhar,
e se um olhar lhe bastasse
pra saber que a estão a amar!

Mas quem sente muito, cala;
quem quer dizer quanto sente
fica sem alma nem fala,
fica só, inteiramente!

Mas se isto puder contar-lhe
o que não lhe ouso contar,
já não terei que falar-lhe
porque lhe estou a falar...

o meu primeiro romance


            
Quarta-feira, dia 16, às 10:05, no Auditório, terá lugar mais uma sessão da actividade O meu primeiro romance, na qual, um professor e um aluno falarão de um livro que os tenha particularmente tocado.
Desta vez, a professora Ana Paula Simão apresenta o livro de Luís de Sttau Monteiro Um Homem não Chora e a aluna Inês Costa do 10.ºA apresenta o livro de Camilo Castelo Branco O Amor de Perdição.
A obra remete-nos para a realidade daquele (do nosso??) tempo, denunciando os comportamentos típicos e hipócritas da burguesia dominante, o mundo de aparências. Enuncia os valores (“transpirando” a cinismo e fingimento), impostos à sociedade, criticando, assim, a transigência com que esses valores são aplicados no dia-a-dia. E, então, surge a imposição entre o SER e o PARECER..., quando alguém quer viver sem “jogos”, apenas de uma forma DIGNA e HUMANA, sem humilhar outro alguém, que merece todo o respeito. É neste conflito e revolta que um HOMEM, que aprendeu desde criança, que UM HOMEM NÃO CHORA...chora e, chora, muito!...
                                                                                                    (Ana Paula Simão)

Esta obra retrata um amor proibido entre dois jovens de famílias imponentes, na sua região, mas inimigas. Os dois apaixonaram-se numa troca de olhares e de poucas palavras, à janela de suas casas. A partir desse momento, passaram a trocar inúmeras cartas de amor até o pai da jovem descobrir e ameaçar mandá-la para um convento, caso ela insistisse nessa paixão, em manter contacto com o seu amado e recusar casar com  o seu primo. Este amor foi repleto de momentos idílicos, mas, sobretudo, de momentos difíceis e trágicos, como em muitos amores da nossa era. No final, poderíamos pensar que o casal ficaria unido, mas, “O AMOR NÃO VENCEU TUDO E TODOS”, e acabou por levá-los à morte por não poderem permanecer juntos. Neste livro, em que o final é profundamente infeliz, podemos concluir que, por vezes, aquilo que ambicionamos não é aquilo que alcançamos.
                                                                                                            (Inês Costa)


2011-02-11

no tempo de Dinis

Joan Zorro exerceu a sua actividade poética durante o reinado de Dom Dinis (1279-1325). Nesta gravação, Natália Correia canta uma das suas cantigas de amigo. Mais informação sobre o poeta pode ser lida aqui.

acordes de leitura 10

2011-02-09

acordes de leitura 9

Há cinquenta anos começou a Guerra Colonial. A poesia de resistência à Guerra esteve sempre presente e vozes destacaram-se nesse transformar da poesia em luta: Manuel Alegre é uma dessas vozes. Em Nambuangongo:

Hora do Conto

Hoje, à tarde, no auditório da escola, alunos do 11.ºano vão partilhar com os seus colegas e demais interessados as leituras que fizeram de contos, no âmbito da disciplina de Português. Vamos pode ouvir falar Cláudia Cotrim (O Pescador e a sua Alma de Oscar Wilde), Ludmila Adão (Último Aviso do Corvo Falador de Mia Couto), Sónia Cunha (A Ponte na Califórnia de Teolinda Gersão), Nanci Bôto (O Fato Completo de Lucas Matesso de José Luandino Vieira), Solange Santo,( A Cabeleireira de Inês Pedrosa), Rita Silva (O Velho Que Lia Romances de Amor de Luis Sepúlveda), Ana Carinhas (O Cerco de Vergílio Ferreira). Assim, com o apoio da Biblioteca, a leitura sai da sala de aula e oferece-se a todos. Vamos lá ver se há tempo para tanta conversa.

Internet Segura


Durante esta semana vamos dar atenção especial à importância de utilizar a Internet de um modo seguro. Perceber o mal que a Internet pode fazer quando utilizada irresponsavelmente fará parte das actividades desenvolvidas no âmbito de Área de Projecto do 8.º ano.
Pais, educadores e jovens devem procurar tirar todo o partido da Internet e, ao mesmo tempo, conhecer os seus perigos para melhor os evitar.
Uma visita à Internet Segura acrescenta informação útil.

2011-02-08

Júlio Verne faz anos

183 anos, para ser exacto. Júlio Verne nasceu em Nantes no dia 8 de Fevereiro de 1829 e morreu em 1905.

Escreveu livros com aventuras fantásticas, previu futuros com grande inteligência e acerto, antecipando o nosso tempo com a criação de submarinos, balões à volta do Mundo, idas à Lua.
No meio da ficção científica contou-nos histórias de aventura (Dois Anos de Férias é o meu favorito, mas ainda me lembro como é que Miguel Strogoff não ficou cego quando lhe aproximaram dos olhos uma faca incandescente) e (esta, a boa notícia) temos muitos livros na Biblioteca para emprestar. Para os fans ou futuros fans há muita informação na Internet, mas seleccionamos este site em português.
jnm

2011-02-04

Temos Poema

Muitos alunos participaram no concurso Faça lá um Poema que já noticiámos aqui. Seleccionámos três poemas e, desses, aquele que vai representar a escola no concurso do Plano Nacional de Leitura, com a possibilidade de ser lido pelo seu autor no Centro Cultural de Belém. Os poemas seleccionados foram:

De um apontamento de inspiração, Ricardo Barras, 10.º A
Ilha, Limácia Lima, 12.º CM
Limite,  Jonathan Mané, 12.º CM
O poema que submetemos ao PNL foi o de Ricardo Barras que transcrevemos. Em breve, apresentaremos os outros dois.

De um apontamento de inspiração
 
As cortinas esvoaçavam
Dentro do meu quarto
Dentro de refrões que mascaravam
O meu aspecto magoado. 

Pensei em fugir. 

Pensei em esconder-me de tudo. 

Pensei não existir. 

Pensei desaparecer como fumo. 

Pensei que não podia viver 
Sem ter como me agarrar. 
E lutar
Sem corpo para me erguer. 

Pois que eu vivo mais, 
A cada dia, 
O tempo que passou, 
Não mais viveria, 
E espero mais alguém 
Que eu possa amar também, 
Espero ver um lume 
Uma cara com saúde. 

E ser braseiro. 

E ser calor. 

E ser a vida 
E a alegria 
E o jeito de viver 
De alguém, 
(Maior). 

Que espalhe em mim 
Tudo o que há em si 
E me faça assim 
Mais um pouco menos eu 
Mais um pouco menos só.

Que me faça a mim
Um pouco mais o Universo, 
Que me faça a mim, 
Não um poema, mas um verso. 

E que respire, 
A sua emoção! 
Que guarde em mim 
A sua imagem 
E o seu objecto 
E que o meu dialecto 
Seja apenas ternura e carinho 
Como sempre tem sido 
Para quem me tem vivido 
Por mais que me custe 
Morrer, no fim. 

Porque morrendo vivo mais 
E a morte me traz vida, 

Se de amar ainda sou capaz, 
Amarei, então. 

Retratar um livro




«Das duas uma: ou as pessoas se fazem ao nome que lhes puseram no baptismo, ou ele tem de seu o bastante para marcar a cada um.» Assim começa Nome de Guerra de Almada Negreiros, livro que pode ser requisitado na Biblioteca e que nos apresenta «uma Judite que não se chama assim» e um certo Antunes,  o protagonista, estreante de Lisboa e de tudo.
Mas o Nome de Guerra é notícia, hoje, porque foi o livro escolhido como tema de um Prémio de Fotografia lançado pela Fundação José Saramago. Os candidatos ao Prémio são convidados a ler o livro e a expressar em fotografia o seu espírito.
As três melhores fotografias têm prémios monetários e a Fundação propõe-se organizar uma exposição com as fotografias participantes que circulará por escolas e bibliotecas.
O Regulamento aqui



2011-02-01

Dia Escolar da Não Violência e da Paz 2

Riviera, 1956

“Se queres ter Paz, não pratiques a violência”

“Sem violência a Paz ganha cor, mais vida e mais amor”

“Se és um bom rapaz, diz sim à Paz”

“Evita a confusão, porque a Paz está na tua mão”

“A violência tem que parar, para a Paz poder começar”

“Sem violência, a Paz é imensa”

“Com a tua inteligência podemos travar a violência”

 



 “No dia da Não-violência mete a mão na consciência”


“Vamos com eficiência, eliminar a violência”


“Quanto mais me bates,

Mais me distancio de ti…

Quanto mais me bates,

Mais fraca e negra fica a minha alma…”

Com a violência
                        não se chega
                                            a lado nenhum
                                                                  mas com a Paz
                                           chega-se
                     a todo lado
e mais algum

Dia Escolar da Não Violência e da Paz 1

   Na comemoração do Dia Escolar Não Violência e da Paz, os alunos do 8.ºano fizeram frases e poemas alusivos. A ler:
Siqueiros, 1950

Dia escolar
Da Não-violência
Nada de lutar
Tem paciência



Hoje é o dia da Não-Violência e da Paz
Por isso deixa os problemas para trás
Diverte-te com os teus amigos
E mostra à escola como se faz



A vida é muito curta
para perder tempo
com parvoíces
Sê alegre e positivo
E esquece as chatices

Neste dia escolar
A Paz veio para ficar     
Ganha  consciência                                                                                                                      
No dia da Não-violência
  
Diz não à violência
Pois com Paz
Tudo conseguirás

Um grande grupo
Vamos construir
Para a Paz começar  
E a violência acabar

Hoje é um dia especial
Onde vamos comemorar
A Não-violência e a Paz
Num contexto escolar

Não devemos ser violentos
Devemos querer a Paz
E comemorar este dia
Com toda a alegria

No dia da Não-Violência e da Paz
 Sê amigo de todos
Porque tu és capaz

Neste mundo, a Paz é um dia
E a violência são todos
Temos que nos esforçar
Para alterar estes modos…

 Agarra a Paz com força
 Não a deixes fugir
 Porque vai ser a única coisa
Que te vai fazer sorrir

Tantos jovens que não têm Paz
Em casa ou na escola, mas
Com a nossa ajuda
De certeza que tudo muda

O mundo sem Paz
É como um Deserto,
Sem violência
Estava tudo certo

Nós temos que amar
E não odiar
Para que o nosso mundo
Possa melhorar

Neste dia da Não-violência
Vamos acabar com a violência
E aumentar a boa convivência

Se tens boa cabeça
Porquê então
Usares a violência

2011-01-28

acordes de leitura 8 Sophia

Sophia de Mello Breyner Andresen não é uma autora desconhecida dos nossos alunos. O Cavaleiro da Dinamarca faz parte dos estudos do 7.ºano em Língua Portuguesa e o Livro do Mar dos estudos do 9.ºano (no ano passado adquirimos, no âmbito de um projecto do PNL, um apreciável conjunto de exemplares destas obras para possibilitar a leitura na sala de aula) e os seus livros de poesia integram o fundo documental da Biblioteca. O seu espólio acaba de ser doado à Biblioteca Nacional de Portugal, tendo aí sido inaugurada uma exposição sobre a poeta, os seus papéis e o mundo à sua volta. Também hoje termina na Gulbenkian um colóquio internacional sobre a sua obra.
A seguir a sua voz:

2011-01-27

árvores e florestas

No ano internacional das florestas, os alunos do 8.ºano expuseram as árvores que realizaram na disciplina de Educação Visual. De 10 a 14 de Janeiro, a entrada da Biblioteca mais parecia, se não uma floresta, pelo menos, um frondoso bosque. Algumas imagens:

2011-01-25

Romantismo

*Magdalena*, _repettindo machinalmente e de vagar o que acaba de ler_.

  «N'aquelle ingano d'alma ledo e cego
  Que a fortuna não deixa durar muito...»

Com paz e alegria d'alma... um ingano, um ingano de poucos instantes que
seja... deve de ser a felicidade suprema n'este mundo.--E que importa
que o não deixe durar muito a fortuna? Viveu-se, póde-se morrer. Mas
eu!... (_pausa_) Oh! que o não saiba elle ao menos, que não suspeite o
estado em que eu vivo... este medo, estes continuos terrores que ainda
me não deixaram gozar um so momento de toda a immensa felicidade que me
dava o seu amor.--Oh que amor, que felicidade... que desgraça a minha!
(_Torna a descahir em profunda meditação: silencio breve_.)
 
Assim começa o Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett(na sua versão 
original),obra que está a ser estudada pelos alunos do 11.º ano. 
Na Biblioteca, mostramos alguns dos livros do nosso fundo que ajudam
a compreender a realidade romântica. Passem por lá.

2011-01-22

"Biodiversidade é Vida, é a nossa vida"

"Biodiversidade é Vida, é a nossa vida" é o nome da exposição patente na nossa escola, a partir de 2.ª feira, dia 24, no pav. A. É de visitar também o seu excelente  website em:
https://sites.google.com/site/biodiversidadeenossavida/


2011-01-21

acordes de leitura 7

Nos 50 anos da morte de João Villaret, um modo de dizer poesia.
Neste caso, o Cântico Negro de José Régio.

2011-01-18

o meu primeiro romance







Segunda-feira, dia 24, às 10:05, no Auditório, terá lugar mais uma sessão da actividade O meu primeiro romance, na qual, um professor e um aluno falarão de um livro que os tenha particularmente tocado.
Desta vez, a professora Dália Botinas apresenta o livro de José Cardoso Pires «De Profundis, Valsa Lenta» e a aluna Anabela Matos, do 10.ºAI, o «Diário» de Anne Frank. 



Esta iniciativa está aberta a todos os professores e alunos (e funcionários e pais) que gostassem de comunicar o seu particular gosto por uma obra e de conversar sobre ela com um grupo de gente interessada. Quem tem um livro para contar aos outros venha ter connosco à Biblioteca.

2011-01-13

Faça lá um Poema

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no CCB, no dia 20 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam novamente um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.

Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele poderão participar quaisquer alunos.

A biblioteca convida-te a participar neste concurso e a poderes representar a escola no CCB lendo o teu poema, caso sejas um dos vencedores. Para isso tens que obedecer ao seguinte regulamento:

1.        A participação no concurso é individual, sendo que não serão contemplados trabalhos de pequeno grupo ou de turma.

2.        Não há qualquer tema obrigatório para os poemas a concurso. No entanto, a extensão máxima de cada texto não poderá ultrapassar os 4000 dígitos (caracteres, espaços).

3.        A entrega dos trabalhos, no espaço Biblioteca, devidamente digitalizados e identificados, terminará a 25 de Janeiro.  Podes enviar o teu poema directamente para a caixa de correio da Biblioteca: bcr.escanecas@gmail.com  


4.        Os trabalhos serão avaliados por um júri, constituído por três professores designados pela biblioteca. O júri terá em conta a correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem.

5.        Serão atribuídos prémios a nível de escola aos três primeiros classificados de cada nível de ensino.

6.        A biblioteca toma a responsabilidade de submeter os melhores poemas seleccionados a nível de escola ao júri nacional do concurso Faça lá um Poema.

2011-01-10

acordes de leitura 5






Maria Lionça é o conto que abre o livro Contos da Montanha que Miguel Torga escreveu em 1941. O escritor fala da personagem e da literatura numa entrevista de 1987. Um conto que pode ser lido e requisitado na Biblioteca.

Os Pais falam da leitura 2

Pedimos aos pais de alunos do 7.º ano para que escrevessem uma frase significativa sobre ler e a leitura. Eis algumas dessas frases:


Os livros da biblioteca são como uma bela nau que nos embala no oceano da sabedoria e nos conduz certamente a bom porto
Maria João Cavalheiro, mãe de Rafael Cavalheiro, nº 22 – 7.ºC

Os livros são muito importantes e o hábito da leitura também. O hábito da leitura deve ser praticado logo na pré-escola”
Elisabete Candeias, mãe de Catarina Candeias, nº 9 – 7.ºC

A leitura é algo essencial para o ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer o nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas e eventualmente um pouco mais de nós próprios.
Sara Almeida, mãe de Alice Marcelo, n.º 3 – 7.ºC

Para mim os livros e a leitura são muito importantes para nos instruirmos e fortalecermos intelectualmente. Eu gosto muito de me dedicar à leitura quando tenho um pouco de tempo.
Maria José Martins, mãe de Ana Raquel Soledade, n.º 2 - 7.º B

A biblioteca é uma fonte de saber para quem quer aprender.
Anabela José, mãe de Filipe José, nº 10 – 7.ºB

Ler faz parte da nossa vida. Um livro é uma caixa de surpresas que nos transmite magia, é portador da nossa imaginação.
Orbuda Pimenta, mãe de Andreia Sofia Pimenta, n.º 3 – 7.º B

A leitura é essencial porque cada livro que lemos aprendemos muitas coisas e ao longo do tempo cada livro que lemos temos conhecimento de várias coisas! Ler é importante para todos nós.
Mariana Todut, mãe de Ioana Todur, nº 13- 7.º C


Os livros são talvez a melhor forma de aquisição cultural. Da leitura dos livros se forma o conhecimento de diversas matérias. Do gosto pela leitura nascem os melhor índices de cultura geral.
Bárbara Correia, mãe de Pedro Tavares Correia, n.º 25, 7.º D

Nós achamos que os livros são grande cultura, para o desenvolvimento do vocabulário e da aprendizagem
Maria dos Anjos Ribeiro  e Manuel Dias, pais de Catarina Ribeiro,  n-º 8 – 7ºC

Ler:
Ler é para mim um momento único, só meu.
Quando leio um livro é muito gratificante pois tiro sempre dele uma lição de vida.
Ler é entrar num mundo mágico, longínquo …
Sandra Rodrigues, mãe de Joana Monteiro, n.º 17 -7.º C

Ler:
Ler um livro é para mim um bom vício de todos os dias. Ler é ter em cada livro uma paixão. Eu necessito ler como respirar, ao ler sinto-me livre

António Monteiro, pai de Joana Monteiro, n.º 17 -7.º C


A leitura estimula o raciocínio, melhora a articulação e diversidade das palavras, sem falar na formação intelectual ampliando assim o conhecimento.
Através da leitura estimulamos a aprendizagem, compreendemos o que se passa no mundo através das notícias, e conseguimos relaxar a nossa mente com o prazer que uma obra literária nos pode transmitir.
Teresa Carvalho e Jorge Carvalho, pais de Rodrigo Carvalho n.º 24 – 7.º C


O livro é uma companhia e a leitura uma mais valia. Uma boa leitura é tão importante como uma aventura…
Os pais do Pedro Maria Morgado da Conceição – 7.º C

Os livros além de serem uma boa companhia, a sua leitura transporta-nos muitas vezes para um mundo mágico e fascinante …
Encarregado de educação de Pedro Martins, n.º 26 – 7.º D



O livro e a leitura é um bem essencial para o futuro.
Aprende a ler e a compreender o significado de vários temas que são necessários para o futuro de cada um.
Célia Martins, mãe de Tânia Pinéu, n.º 24 – 7.º C


O livro é uma fonte inesgotável de cultura.
Creio que os livros são os pilares do conhecimento
Célia Pinto, Fernando Pinto, pais de Filipa Pinto, n.º6 - 7.º C


O hábito da leitura é importante no desenvolvimento de todos nós.
O acto de ler é uma forma de ajuda no desenvolvimento da capacidade verbal, emocional e no modo de expressarmos as nossas ideias e pensamentos.
Ler é bom!
Ler faz bem!
Isabel Pereira, mãe de Susana Pereira, nº 25 - 7.º C

 Um livro é um amigo com quem podemos viajar, sonhar, cantar e aprender.
Pode contar-nos uma história de amor ou tristeza, pode informar-nos sobre as injustiças do mundo ou simplesmente ajudar-nos na nossa aprendizagem ao longo dos anos.
A leitura é o exercício do cérebro.
Elisa Ferreira, mãe de Ricardo Martins, n.º 23 – 7.º C